O Natal e o Ano Novo são caracterizados pela sua abundância alimentar. As famílias reúnem-se à volta da mesa e os longos jantares e almoços convidam à ingestão excessiva e por vezes sem controlo.
Um menu de Natal/Ano Novo pode chegar facilmente às 4.000 Kcal e se não compensamos estes excessos, a nossa saúde e peso vão acabar por se ressentir.
Comer bem, não é comer muito! Uma refeição pode ser deliciosa, nutritiva e equilibrada, sem ter necessariamente que conter um exagero de calorias.
Aqui ficam alguns conselhos que podem e vão fazer a diferença nestas festas:
1 - Começa o dia com um copo de água morna com um pouco de sumo de limão. E sim… parece que isto agora “virou moda” mas a verdade é que em naturopatia, esta é uma pratica muito antiga e por isso recomendada desde sempre por naturopatas. Esta simples medida vai ajudar a depurar o fígado (que é tão mal tratado nesta época!).
2 – Bebe água durante o dia e infusões digestivas depois das refeições (por exemplo: Camomila, Menta, Cidreira e Anis).
3 – Começa as refeições com uma salada ou com verduras, são ricas em fibra e pobres em calorias, ajudam a saciar e a moderar o apetite para o prato principal e sobretudo para a sobremesa. ;)
4 - Opta por aperitivos saudáveis. Substitui os queijos gordos por queijo fresco de cabra e coloca na mesa uns crudités (verduras cruas) e um pouco de húmus para acompanhar, é uma entrada deliciosa, nutritiva e saciante.
5 - As sobremesas são uma doce tentação que devemos comer com moderação. Serve-te de pouca quantidade e saboreia cada pedaço lentamente, a ideia é encarar a sobremesa como algo especial e não como um alimento. Outra opção, é substituir os doces por frutas que contêm enzimas proteolíticas (ananás e papaia), que facilitam a digestão das proteínas e por isso são uma ajuda preciosa nas digestões pesadas e na eliminação de gordura.
6 - Por último, mas talvez um dos conselhos mais importantes: não devemos sobrecarregar o nosso sistema digestivo. Se depois de um jantar pesado, não temos apetite no dia seguinte, não devemos forçar a ingestão de alimentos e sim ouvir o nosso corpo. Podemos beber infusões digestivas, comer um pouco de fruta/verduras ou sopa, mas sempre sem forçar.
Boas festas e boas opções alimentares! :)