Com a chegada da Primavera, é sempre aconselhável fazer uma depuração. Durante os meses de Inverno ingerimos alimentos mais densos, mais calóricos, por vezes até um excesso de gorduras saturadas, levando o nosso organismo a um estado de saturação.
Pensemos no nosso corpo como uma casa. Limpamos a nossa casa durante todo o ano certo? Mas chega a um ponto, em que 1 a 2 vezes por ano, fazemos uma grande limpeza, que inclui paredes, tectos, cortinados e tudo aquilo que não é limpo habitualmente. O mesmo se passa com o nosso corpo, ele tem sistemas de “auto-limpeza”, os nosso orgãos emunctórios são os nossos “filtros”, mas de vez em quando (na Primavera e no Outono) convém fazermos uma depuração para que até os filtros sejam limpos.
Assim, com a chegada da Primavera, o principal orgão que devemos cuidar é o fígado. A Primavera representa um novo começo – tempo para a limpeza e renovação que dão ritmo ao resto do ano. Na Medicina Tradicional Chinesa, o fígado também assume um papel de liderança decisiva, como a de um líder de uma equipa que dirige as forças do nosso corpo. Para a Medicina Tradicional Chinesa e também para a Naturopatia, um fígado desequilibrado pode causar problemas em qualquer parte do corpo e causar diversos sintomas, como inchaço ou inflamação nas articulações, tensão nos músculos, indigestões, desequilíbrio hormonal, erupções cutâneas e insónias. Mas também pode influenciar a nível emocional, criando tensão, irritabilidade, ira e impaciência.
O que podemos então fazer? Há uns anos atrás, eu diria para fazer um jejum, estar uns dias ingerindo apenas arroz integral, caldos e um pouco de fruta, mas hoje em dia não sou tão radical, acho que no geral as pessoas alimentam-se melhor e de uma forma mais consciente, não sendo necessário optar por depurações tão radicais.
Aconselho que faça esta depuração durante 5 dias, caso não consiga durante tanto tempo, lembre-se que 2 dias é melhor do que nenhum, o importante é fazer! Não deverão fazer esta depuração crianças, grávidas e mulheres em período de aleitamento.
Faça a sua alimentação normal, mas com as seguintes alterações:
1 - Comece o dia com um copo de água morna com um pouco de sumo de limão. 2 - Evite qualquer tipo de proteína animal 3- Opte por frutas, verduras, cereais integrais, caldos depurativos, sopas de verduras, sopas de miso, sumos de vegetais e frutas. Também poderá introduzir algumas leguminosas, mas em pouca quantidade.
4 - Gorduras, só azeite virgem de primeira pressão a frio ou óleo de sementes de linho.
5 - Formas de cozinhar: ao vapor, cozido, no wok, em papillote, grelhado. Não fritar, empanar, nem utilizar molhos.
6 - Bebidas: agua mineral ou infusões.
7 - Temperos: sal marinho integral com moderação, limão e ervas aromáticas.
8 - Evite consumir açúcar, álcool, lacticínios e qualquer tipo de alimento pré-cozinhado.
9 - É aconselhável tomar uma infusão de plantas que ajudam à função hepática (1 a 2 taças ao dia):
− Cardo Mariano (Silybum marianum)
− Dente de leão* (Taraxacum officinale)
− Alcachofra* (Cynara scolymus)
− Borututu* (Cochlospermum angolense)
− Fumária* (Fumaria officinalis)
*evitar no caso de litíase biliar (pedras na vesícula biliar).
Que alimentos ajudam a depurar o fígado?
Verduras: alho, cebola, aipo, chicória, escarola, brócolos, couves (se bem que agora estão fora de época), rabanetes, rábano negro, rúcula.
Frutas: maçã, limão. Cereais: centeio.
Especiarias: cúrcuma.** **consumir com precaução no caso de litíase biliar ou renal (pedras na vesícula biliar ou nos rins).
Boa depuração e boa Primavera! . . . . . . foto: Harvest&Honey